PDI

O Câmpus PDF Imprimir E-mail
IFSC Câmpus Joinville

Acompanhando o crescimento de Joinville, o IFSC faz valer seu caráter público e se consolida como um polo de educação profissional, científica e tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. O Câmpus Joinville oferta cursos técnicos e superiores nas áreas de Eletroeletrônica, Metalmecânica e de Saúde e Serviços. A infraestrutura é composta por 23 salas de aula, 15 laboratórios, biblioteca, auditório, cantina e ginásio poliesportivo. Além disto, a escola conta com 150 servidores, entre professores e técnico-administrativos. O Câmpus funciona nos três turnos, com uma infraestrutura completa e uma equipe pedagógica composta por orientadora educacional, supervisora escolar, psicóloga, assistente social e técnico em assuntos educacionais, para acompanhamento das condições de ensino e aprendizagem. Atualmente, o Câmpus atende aproximadamente 1.700 alunos em cursos presenciais.reforma site 2

Endereço:
Rua Pavão, 1377
Bairro Costa e Silva - CEP 89220-618

Histórico

Em Joinville, o IFSC passou a atuar após um convênio com o Hospital Dona Helena, em 1994, dando início ao funcionamento do curso técnico em Enfermagem. Nesta parceria, o Hospital cedeu as instalações e equipamentos. Já o IFSC disponibilizou o quadro de docentes e a concepção, desenvolvimento e implementação da estrutura curricular do curso.

Com o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do país, foi possível a transformação da então Gerência Educacional de Saúde de Joinville em Unidade de Ensino, em agosto de 2006, quando aconteceu a inauguração da sede própria. As novas instalações permitiram a ampliação da oferta de cursos na área industrial, com os cursos técnicos em Eletroeletrônica e Mecânica Industrial (atualmente Mecânica).

Desde sua inauguração, o Câmpus Joinville vem buscando ampliação de sua área física e aumento da oferta de cursos. No segundo semestre de 2009, ocorreu a implantação dos cursos superiores de tecnologia em Gestão Hospitalar e Mecatrônica Industrial.

Em 2011, foram iniciadas as atividades dos cursos do Ensino Médio Técnico, que reúne os conhecimentos do Ensino Médio e as competências da Educação Profissional em Eletroeletrônica e Mecânica.

Em 2015, começou o processo de substituição do curso de Mecatrônica Industrial por outros dois cursos: Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. Em 2015.2, ingressou a última turma do curso de Mecatrônica; em 2016.1, ingressou a primeira turma de Engenharia Elétrica e, em 2016.2, a primeira turma de Engenharia Mecânica.

Para quem já concluiu o curso técnico em Enfermagem, o Câmpus Joinville implantou o curso pós-técnico em Saúde do Idoso, com o ingresso da primeira turma em 2016.

Com base na proposta de ampliação física do Câmpus Joinville, em 2018 foi inaugurado um novo bloco, para proporcionar o acolhimento necessário das turmas dos cursos em expansão – Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica – e ampliação do espaço da biblioteca e laboratório de informática.

banner-REQUERIMENTOS-180PX