• Facebook Page: if-sc campus joinville

10 Anos Campus Joinville

Perguntas Frequentes PDF Imprimir E-mail

1) Qual é o período de inscrição para o ingresso nos cursos técnicos?
R: As inscrições para ingresso no segundo semestre de 2014 podem ser feitas até 19 de maio. Para quem deseja solicitar isenção da inscrição, o prazo vai até 6 de maio.

2) Qual é o período de inscrição para o ingresso nos cursos superiores?
R: As inscrições para ingresso no segundo semestre de 2014 podem ser feitas até 19 de maio. Para quem deseja solicitar isenção da inscrição, o prazo vai até 6 de maio.

3) A inscrição pode ser feita pela internet?
R: A inscrição é feita, exclusivamente, pela internet no site http://www.ingresso.ifsc.edu.br. Cada câmpus possui computadores disponíveis para quem não tiver acesso à internet.

4) Como ocorre o processo de ingresso?
R: Após confirmada a inscrição com o pagamento do boleto ou isenção, os candidatos farão as provas de seleção (cursos técnicos) ou vestibular (cursos superiores).

5) A inscrição pode ser feita por outra pessoa?
R: Sim, desde que apresente os documentos do candidato interessado.

6) O IFSC cobra alguma taxa de inscrição?
R: Para a inscrição é cobrada uma taxa, no valor de R$ 30,00 (trinta reais) para os cursos técnicos e de R$ 40,00 (quarenta reais) para os cursos superiores.
Candidatos doadores de sangue, integrantes de família de baixa renda ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a isenção do pagamento dessa taxa até 6 de maio, conforme procedimentos detalhados nos editais.

7) O IF-SC fornece gratuidade da taxa de inscrição para candidatos que não têm condições financeiras de pagar a inscrição?
R: Sim. O candidato deve solicitar isenção (gratuidade) no momento da inscrição, imprimir o formulário, anexar os documentos solicitados e entregar no campus mais próximo até dia 6 de maio.

8) Como poderei obter provas anteriores?
R: Estão disponíveis no site www.ingresso.ifsc.edu.br/.

9) Quais são os pré-requisitos para ingresso nos Cursos Técnicos Concomitantes?
R: É necessário ter a primeira série do ensino médio completa na data de matrícula ou já ter o ensino médio completo. Caso ainda esteja cursando o ensino médio, fará o curso técnico no IFSC e o ensino médio em outra escola.

10) Quais são os pré-requisitos para ingresso nos Cursos Técnicos Integrados?
R: É necessário ter o ensino fundamental na data de matrícula, desta forma, fará o curso técnico integrado ao ensino médio no IFSC.

11) Quais são os pré-requisitos para ingresso nos Cursos Técnicos Subsequentes (pós-médio)?
R: Ter o ensino médio completo (antigo segundo grau).

12) Quais são os pré-requisitos para ingresso nos Cursos Superiores de Tecnologia?
R: Ter o ensino médio completo (antigo segundo grau).

13) Quais são os cursos oferecidos? Em quais níveis?
R: Os cursos oferecidos estão disponíveis para consulta no site www.ingresso.ifsc.edu.br acessando o link Guia dos cursos, nas seguintes modalidades: Curso Técnico para Jovens e Adultos (PROEJA), Cursos Técnicos Integrados, Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio, Cursos Técnicos Subsequentes (Pós-Ensino Médio), Cursos de Graduação, Cursos de Pós-Graduação e Cursos de Formação Inicial e Continuada.

Para o semestre 2014.2, o Câmpus Joinville oferece os seguintes cursos: Técnico integrado em Eletroeletrônica (matutino), Técnico integrado em Mecânica (vespertino), Técnico concomitante em Eletroeletrônica (noturno), Técnico concomitante em Mecânica (noturno), Técnico subsequente em Enfermagem (matutino), Superior de tecnologia em Mecatrônica Industrial (noturno) e Superior de tecnologia em Gestão Hospitalar (noturno).

15) O IFSC cobra alguma mensalidade dos cursos?
R: Não. Todos os cursos são gratuitos.

16) O IFSC possui Reserva de Vagas?
R:
Sim. O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

17) O candidato pode se inscrever em mais de um curso?
R: Sim. Somente se for um curso técnico e outro superior. Não pode se inscrever em dois cursos de uma mesma modalidade.

18) O Campus Joinville possui ingresso por meio do ENEM?
R: O ingresso por meio do ENEM só é realizado para ingresso no primeiro semestre de cada ano.

19) O IF-=SC possui atendimento diferenciado para candidatos com necessidades especiais?
R: Sim. O candidato com necessidades especiais que necessite de equipamentos, atendimento diferenciado e ou tempo adicional para realização da prova, deverá solicitar no momento da inscrição. Imprimir o formulário, anexar os documentos solicitados e entregar nos locais de inscrição.

20) Gostaria de atuar como docente no IFSC, como devo proceder?
R: A atuação como docente se dá através de vagas efetivas (preenchidas através de concurso público) ou vagas temporárias - docente substituto (preenchidas através de processo seletivo simplificado). Nos dois casos
são publicados editais, com normas que regem cada, no site da instituição www.ifsc.edu.br.