• Facebook Page: joinvilleifsc
  • Twitter: ifscjoinville

Guia de Cursos

acesso portal guia cursos

perguntas frequentes

fale conosco

ouvidoria

acesso informacao

  PDI

Home Notícias SNCT encerra com visitas ao Mirante e a hortas orgânicas

 

 

 

SNCT encerra com visitas ao Mirante e a hortas orgânicas PDF Imprimir E-mail
Seg, 24 de Outubro de 2016 20:33

O sábado (22) foi de integração com a natureza para os participantes do último dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus Joinville. O encerramento da programação teve passeio no Mirante Boa Vista e Parque Zoobotânico e visita a hortas orgânicas no interior do Bairro Vila Nova.


Para quem optou pela visita ao Mirante, o objetivo foi proporcionar atividade física aliada à qualidade de vida, integração e incentivo ao turismo local. Instalado em altitude de 250 metros, o novo Mirante foi inaugurado em 9 de março deste ano e proporciona uma vista de 360 graus da cidade de Joinville. A chegada ao topo pode ser feita a pé, de bicicleta ou com o ônibus que faz a linha especial. A subida tem em torno de 2,5 quilômetros e dura de 30 a 45 minutos de caminhada.


A oito quilômetros da área urbana do Bairro Vila Nova, outro grupo também fazia caminhada, mas entre os canteiros e plantações das hortas orgânicas cultivadas nas propriedades de José e Sebastiana Zacarias e de Gerson e Fátima Bischof. A visita às propriedades contempla o tema central da SNCT deste ano: "Ciência alimentando o Brasil".


Nas propriedades, os visitantes tiveram aula sobre alimentos orgânicos, certificação, diferenciação do cultivo convencional, tipo de cultivares, alternativas ecológicas de adubação e controle de pragas, rotação de cultura e trabalho em rede.


Em comum, as duas famílias têm a mesma trajetória: o contato com a agropecuária desde a infância, o trabalho de sustentação financeira no meio urbano, a aposentadoria, a volta ao meio rural, a dedicação à produção orgânica e o sonho de criar uma agroindústria familiar. Para os produtores, cultivar alimentos sem uso de agrotóxicos é mais que uma ocupação ou fonte de renda; é um estilo de vida.


A SNCT é um evento nacional realizado no mês de outubro pelas instituições de ensino, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de motivar a discussão sobre as implicações sociais da Ciência. No Câmpus Joinville, a programação contou com outros dois dias de atividades intensas, nos dias 18 e 20. No primeiro dia, o destaque foi a feira de experimentos científicos, protótipos, projetos e apresentações práticas. Já no dia 20, a programação contemplou a apresentação de projetos de pesquisa e extensão, palestras e oficinas.


Veja mais fotos na fanpage do Câmpus Joinville no Facebook.


Por Liane Dani | Jornalista IFSC

Fotos Sérgio Sell e Liane Dani

 

 

banner estude no ifsc 180x80

icone docentes horarios atividades

portal aluno

assistencia estudantil

intercambio

   banner-REQUERIMENTOS-180PX

 

   banner-encceja-180px

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.