• Facebook Page: if-sc campus joinville

Home Notícias IFSC abre inscrições para cursos de graduação; Joinville tem vagas para Engenharia Mecânica, Gestão Hospitalar e Gestão Pública

10 Anos Campus Joinville

IFSC abre inscrições para cursos de graduação; Joinville tem vagas para Engenharia Mecânica, Gestão Hospitalar e Gestão Pública PDF Imprimir E-mail
Sex, 19 de Maio de 2017 20:33

Está aberto até 11 de junho o período de inscrições em processos seletivos para ingresso em cursos de graduação no segundo semestre deste ano (2017/2). O Câmpus Joinville terá vestibular para os cursos de Engenharia Mecânica e de tecnologia em Gestão Hospitalar, além de ofertar vagas no polo EAD para o curso a distância de Gestão Pública, com seleção pela nota do Enem.

As inscrições devem ser feitas no Sistema de Ingresso do IFSC. Candidatos que não têm acesso à internet podem fazer sua inscrição no Câmpus Joinville, no Bairro Costa e Silva (Rua Pavão, 1377), onde haverá computadores à disposição dos candidatos.

O IFSC reserva metade das vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública. Dessas vagas, metade fica para candidatos cuja renda familiar total é menor ou igual a um salário mínimo e meio e outra metade para aqueles cuja renda familiar total é maior que um salário mínimo e meio. Ainda, dentro de cada uma dessas divisões por renda, há reserva de 37% das vagas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Confira mais informações nos editais que regulamentam os processos seletivos.

Os cursos

Por meio do vestibular, o Câmpus Joinville está ofertando 20 vagas para o curso de bacharelado em Engenharia Mecânica, no período noturno, e 20 vagas para o curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar, também no período noturno.

O curso de Engenharia Mecânica tem duração de dez semestres, com carga horária de 4.160 horas/aula. Seu objetivo é formar profissionais de engenharia capacitados para atuar no desenvolvimento de produtos e processos, planejamento da instalação e manutenção de máquinas e sistemas, projetos de estruturas e equipamentos e outras atividades da área. A formação é voltada também ao desenvolvimento de competências para o empreendedorismo, gerenciamento de equipes de trabalho e interpretação e aplicação de legislação e normas de segurança, de saúde do trabalho e ambientais.

Já o curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar tem duração de seis semestres, com carga horária de 2.600 horas/aula. A área de atuação do tecnólogo em Gestão Hospitalar é bastante abrangente, já que o profissional atua no planejamento, organização e gerenciamento dos processos de trabalho em saúde, envolvendo a área de gestão de pessoas, materiais e equipamentos. É ele quem organiza e controla compras e custos, áreas de apoio e logística hospitalar, bem como acompanha e supervisiona contratos e convênios.

Sisu

O IFSC também vai abrir vagas para cursos de graduação no semestre 2017/2 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem do ano anterior. O edital que vai regulamentar esse processo seletivo será lançado nos próximos dias.

Gestão Pública

O curso superior de tecnologia em Gestão Pública é um curso a distância com aulas presenciais, via videoconferência, às terças-feiras à noite, das 18h30 às 22h30. O curso é ofertado pelo Câmpus Gaspar com 50 vagas no polo UAB de Joinville, localizado na Rua Luiz Niemeyer, 54, Centro.

A seleção será pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), valendo a nota dos últimos seis anos. Nesse caso, o candidato deve optar por uma das notas e deve ter obtido pelo menos 300 pontos na redação.

Enfermagem em 2018

O aguardado curso de bacharelado em Enfermagem, aprovado em fevereiro pelo Conselho Superior (Consup) do IFSC para oferta em Joinville, espera liberação do Ministério da Educação (MEC) e deverá ser implementado em 2018. A expectativa por este curso é grande em virtude da demanda regional, já que o curso de Enfermagem do IFSC será o primeiro curso público na área de Saúde de Joinville e do norte catarinense.

Última atualização em Seg, 22 de Maio de 2017 11:30