• Facebook Page: if-sc campus joinville

banner site snct

Câmpus Joinville completa 11 anos PDF Imprimir E-mail
Qui, 24 de Agosto de 2017 11:49

Inaugurado oficialmente em 24 de agosto de 2006, o Câmpus Joinville do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) completou, nesta quinta-feira (24), onze anos de instalação. Com cerca de dois mil alunos, o Câmpus oferece regularmente os cursos técnicos em Enfermagem, Eletroeletrônica e Mecânica, o curso pós-técnico de especialização técnica em Saúde do Idoso e os cursos superiores de tecnologia em Gestão Hospitalar e Mecatrônica e de bacharelado em Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. Também são ofertados cursos de qualificação profissional, na modalidade de formação inicial e continuada (FIC). Todos os cursos são totalmente gratuitos e de qualidade reconhecida nacionalmente.

Localizado no Bairro Costa e Silva, o Câmpus conta com uma estrutura de 13 mil metros quadrados, divididos em cinco blocos, e, além de salas de aula, tem laboratórios para aulas práticas de elétrica, eletroeletrônica, mecânica, robótica e enfermagem, biblioteca, ginásio esportivo e cantina. Seu quadro funcional tem aproximadamente 160 servidores, entre técnico-administrativos e professores.

Dando sequência à sua ampliação, o Câmpus Joinville está construindo um novo bloco de 1.250m². O Bloco 6 terá três pisos, dos quais um exclusivo para a nova biblioteca. Os outros dois pisos terão oito salas de aula com tamanhos diferenciados, para atender a demanda crescente da instituição.

Junto com a estrutura física, o IFSC também vai ampliar a oferta de cursos. Aprovado pelo Conselho Superior (Consup) do IFSC, o curso superior de bacharelado em Enfermagem aguarda a liberação do Ministério da Educação (MEC) para ter início no ano que vem. Com duração de dez semestres, Enfermagem terá entrada anual, alternada com o ingresso do curso técnico em Enfermagem.

História

Embora o Câmpus Joinville tenha apenas onze anos, a atuação do IFSC em Joinville começou em 1994, quando foi realizado convênio com o Hospital Dona Helena para o funcionamento do curso técnico em Enfermagem. Nesta parceria, o Hospital cedeu as instalações e equipamentos e a escola técnica disponibilizou os professores e a concepção, desenvolvimento e implementação da estrutura curricular do curso. Depois, enquanto Gerência Educacional de Saúde de Joinville, a unidade passou para uma estrutura cedida já no Bairro Costa e Silva.

Em 2006, o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica possibilitou a criação do Câmpus Joinville e, a partir de uma análise de mercado, foram implantados os novos cursos técnicos. Diante do grande número de empresas na região, foi identificada a demanda nas áreas de mecânica e eletroeletrônica.

Por Liane Dani | Jornalista IFSC