• Facebook Page: joinvilleifsc
  • Twitter: ifscjoinville

perguntas frequentes

fale conosco

ouvidoria

acesso informacao

Home Notícias Aluno do Câmpus Joinville conquista medalha de bronze na Obmep

 

 

 

Aluno do Câmpus Joinville conquista medalha de bronze na Obmep PDF Imprimir E-mail
Qui, 30 de Novembro de 2017 15:17

Quando Vinícius Amancio nasceu, no dia 21 de abril de 1999, o time do coração de seu pai, o Palmeiras, venceu o Vasco por 4 a 2 e passou para a semifinal da Copa Libertadores da América, campeonato que conquistou naquele ano. Na escala de preferências, logo abaixo do clube Alviverde vem a matemática, paixão que garantiu ao aluno do oitavo módulo do técnico integrado em Eletroeletrônica a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2017. O resultado foi divulgado na semana passada e, além do bronze, traz 16 menções honrosas a estudantes do Câmpus Joinville.


Ao contrário da escolha do time, que remete aos bons momentos em família, a preferência pela matemática não tem justificativa. "Sempre gostei de matemática por conta própria", diz Vinícius, que participa da olimpíada desde 2010 e sempre com bons resultados. No ensino fundamental, ele conquistou uma menção honrosa, duas medalhas de bronze e uma medalha de prata.


No ensino médio, esta é a sua primeira medalha, depois de três menções. "Foi a mais satisfatória, justamente pelo fato de encerrar minha participação na Obmep. Outro fato é que, com a medalha, tenho a possibilidade de conseguir uma bolsa para a graduação e, depois, para o mestrado", conta Vinícius, que tem na faculdade de Matemática sua segunda opção profissional.


Sua primeira opção é Engenharia Elétrica, paixão que descobriu no IFSC. "Chegou um momento do curso em que tive que decidir se eu queria estudar só para fazer prova ou se eu realmente queria aprender. Foi quando decidi que eu queria aprender de verdade o conteúdo técnico. Dupliquei minha atenção e comecei a entrar no mundo da elétrica. Foi quando percebi a minha nova paixão."


Neste ano, Vinícius, que já foi monitor de matemática, optou pela monitoria de Circuitos Elétricos, onde aproveita para fortalecer o raciocínio lógico, indispensável na prova da Obmep, e o sonho de ser professor. "Entrei no IFSC pensando em ser professor. Tenho facilidade em ensinar e prazer em ajudar as pessoas a entenderem o conteúdo. E a monitoria é uma possibilidade de viver isso", comenta o estudante.


A olimpíada


A Obmep é realizada com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).


Na Obmep deste ano, o IFSC conquistou 18 medalhas (cinco de ouro, sete de prata e seis de bronze) e 74 menções honrosas.


Confira abaixo a lista de estudantes do Câmpus Joinville premiados.


Medalha de Bronze
Vinícius Amancio


Menção Honrosa
Bruno Vinícius Campestrini
Cristian Matiazzo
Daniel Francisco Carone Anhelli
Eduardo Baccin
Eduardo Henrique Fernandes
Gabriel Alexandre Elias
Gabriel Schneider Santos da Silva
Gustavo Renan Tavares
Lucas Amin Weinfurter
Lucas Dalfovo Pereira
Lucas Henrique Crossley
Matheus Soppa Geremias
Mayara Tszesnioski Maçaneiro
Romero Perardt Magalhães Brito
Samara Retzlaff
Vinícius André Zimmermann

Por Liane Dani | Jornalista IFSC e Coordenadoria de Jornalismo IFSC

 

 

banner estude no ifsc 180x80

icone docentes horarios atividades

portal aluno

assistencia estudantil

intercambio

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.