Home Notícias IFSC terá novo Portal do Aluno

IFSC terá novo Portal do Aluno PDF Imprimir E-mail
Seg, 04 de Dezembro de 2017 11:03

A partir de 2018, todos os estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) terão acesso a um novo Portal do Aluno. A mudança é resultado da implantação do módulo Acadêmico do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). As rematrículas para o próximo semestre 2018.1 de atuais alunos de cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio e de graduação já serão feitas pelo novo sistema conforme calendário de cada câmpus.

No novo portal, além de poderem fazer suas rematrículas (dependendo do curso), os alunos terão à disposição uma série de serviços e informações. Será possível solicitar trancamento de matrículas e cancelamentos em componentes curriculares e gerar boletim e histórico escolar detalhado. O sistema dará ainda acesso a conteúdos didáticos, planos de aulas, ambientes virtuais e permitirá enviar mensagens para os professores e a coordenação do curso.

Para a diretora de Assuntos Estudantis do IFSC, Girlane Bondan, a modernização da plataforma é necessária para acompanhar o crescimento da instituição. "À medida que o IFSC cresce, tanto no número de alunos quanto na amplitude das suas ações, é necessário que os ambientes virtuais institucionais acessados pelos alunos estejam nesse mesmo compasso. O Portal do Aluno atual é bastante acessado e modernizar essa plataforma é fundamental para o nosso público, que está cada vez mais conectado ao mundo virtual e necessita de mais praticidade no acesso às informações da sua vida acadêmica", destaca.

Acesso ao sistema

O novo portal está disponível no endereço https://sig.ifsc.edu.br/sigaa. Em janeiro de 2018, o endereço aluno.ifsc.edu.br – que no momento leva para o atual Portal do Aluno – também será redirecionado para o Sigaa e a atual interface será retirada do ar.

Quem já é aluno e está matriculado em nossos cursos poderá acessar o Sigaa com o mesmo login e a mesma senha do atual Portal do Aluno. Se for necessário, é possível recuperar a senha de acesso.

Em caso de dúvidas, os estudantes devem consultar o tutorial on-line completo com orientações sobre o SIGAA.

Prazo de matrículas e rematrículas

Alunos dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio e dos cursos de Graduação terão que fazer a rematrícula para o próximo semestre já pelo Sigaa. "É importante que os estudantes desses cursos estejam atentos ao período de rematrícula do seu câmpus para não perder o prazo e já verifiquem se estão conseguindo acessar o novo portal para solicitar o acesso se for o caso", alerta Girlane.

Os alunos de cursos com matrícula seriada (cursos de qualificação, PROEJA, técnicos integrados e alguns concomitantes) terão sua rematrícula feita automaticamente no sistema. Em caso de dúvida, os estudantes devem consultar a coordenadoria do seu curso.

Já os novos alunos que forem aprovados para os cursos de editais referentes ao semestre 2018.1 serão matriculados diretamente no Sigaa e precisarão posteriormente fazer o cadastro no sistema conforme tutorial.

Sobre o Sigaa

O Sigaa é um dos quatro sistemas que integram o Sistema Integrado de Gestão (SIG), adquirido pelo IFSC em 2013 e que permite a integração de diversos sistemas em uma plataforma única, facilitando o acesso à informação e agilizando os processos da instituição. Ele é composto por módulos que congregam atividades acadêmicas relativas ao ensino, pesquisa, extensão, monitoria, ensino a distância, bibliotecas, estágio, entre outras. O módulo Acadêmico irá substituir o Isaac, desenvolvido em 1999 no Câmpus São José e que passou a ser utilizado por todos os câmpus.

O módulo Ouvidoria foi o primeiro a ser implantando no IFSC no final de 2014. Já o módulo Extensão começou a funcionar no início de 2017 e o módulo Pesquisa também foi implementado neste ano. A previsão é que em janeiro entrem no ar os módulos Lato Sensu e Stricto Sensu.

Além do Sigaa, já estão em funcionamento o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) e o Sistema de Administração dos Sistemas (SIGAdmin). Está em desenvolvimento ainda pelo IFSC o Sistema de Concursos (SIG Certame).

Por Marcela Lin | Jornalista IFSC