Home Notícias 10º Concurso de Desenho e Redação da CGU já está com inscrições abertas

10º Concurso de Desenho e Redação da CGU já está com inscrições abertas PDF Imprimir E-mail
Qua, 04 de Abril de 2018 15:40

Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do Concurso de Desenho e Redação, promovido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Com o tema "Ser honesto é legal!", a iniciativa visa despertar nos estudantes, de escolas públicas e privadas de todo o país, o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à convivência cidadã, por meio do incentivo à reflexão e ao debate nos ambientes educacionais. A data limite para entrega dos trabalhos é 31 de agosto.

O concurso é divido em 14 categorias. Para alunos do ensino médio, inluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), os alunos concorrem com trabalhos de Redação.

O concurso premiará os alunos autores dos três melhores trabalhos em cada categoria, e os respectivos professores orientadores, com um tablet e um certificado de reconhecimento da CGU. As três instituições com a melhor estratégia para debater o tema também serão premiadas na categoria "Escola-Cidadã". O resultado do concurso será divulgado até o dia 30 de novembro de 2018.

Para participar, as escolas e os professores deverão desenvolver estratégias de mobilização e práticas pedagógicas para debater o tema com os alunos. O trabalho submetido ao concurso deve obrigatoriamente ser realizado em sala de aula; ser confeccionado no formulário padrão, preenchido com todas as informações solicitadas; abordar o tema "Ser honesto é legal!"; ser realizado individualmente; ser inédito e original.

É necessário que as escolas interessadas realizem a inscrição eletrônica por meio do sistema disponível no Portalzinho da Criança Cidadã, onde estão disponíveis o edital, os formulários de realização dos trabalhos, as peças de divulgação e o Guia do Professor. O envio dos trabalhos deverá ser realizado apenas por meio eletrônico.

Edição passada

Na última edição, em 2017, o tema abordado foi "Todo dia é dia de cidadania", contou com a mobilização de cerca de 410 mil alunos e 14 mil professores, sendo que aproximadamente 8 mil trabalhos foram enviados por cerca de 2 mil escolas.