• Facebook Page: joinvilleifsc
  • Twitter: ifscjoinville

Guia de Cursos

acesso portal guia cursos

perguntas frequentes

fale conosco

ouvidoria

acesso informacao

Home Notícias Câmara dos Deputados faz homenagem pelos 10 anos de criação dos Ifs

 

 

 

Câmara dos Deputados faz homenagem pelos 10 anos de criação dos Ifs PDF Imprimir E-mail
Sex, 13 de Abril de 2018 15:40

Os dez anos de criação dos Institutos Federais (Ifs) foram lembrados e agraciados em uma sessão solene na manhã desta quinta-feira (12), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O evento reuniu estudantes, reitores, parlamentares, representantes de entidades de classe e da sociedade civil. Organizada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Profissionalizante, a sessão teve como objetivos destacar a importância dos investimentos na educação pública e reconhecer o papel dessas instituições.


O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Roberto Gil Almeida (IFTM), e a diretora de Relações Institucionais do Conif, Carla Jardim (IFFar), enfatizaram que os institutos federais proporcionam inclusão aos brasileiros que não tiveram oportunidade de estudar. Gil Almeida destacou ainda que a ideia é que os alunos não saiam de suas regiões, é estar nas comunidades mais discriminadas, é atender às pessoas que não têm condições físicas e financeiras.


Junior Palheta, coordenador-geral da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet) e estudante do Instituto Federal do Pará (IFPA), destacou as conquistas dos IFs em dez anos de história, ressaltando que hoje são mais de um milhão de matriculados, em uma educação integrada, com o tripé ensino, pesquisa e extensão.


Para a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, é muito importante termos este espaço no plenário, ainda mais diante do contexto político e econômico que estamos vivendo. Os Institutos Federais foram criados em 2008, com a transformação dos Cefets, e vieram com a proposta de oferecer um ensino verticalizado e levar a educação para cidades que nem imaginavam que poderiam ter acesso a isso. "Esperamos ter orçamento para manter a estrutura que já temos, como também poder ampliar nossa oferta, que está mudando o panorama da educação nacional e, com certeza, precisaremos de mais recursos para melhorarmos e nosso atendimento", ressalta Maria Clara.


10 anos dos IF's – Os Institutos Federais foram criados pela Lei nº 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal. Além de oferecer educação profissional gratuita em diversas modalidades e níveis de ensino, as instituições promovem a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica.


De acordo com dados divulgados na Plataforma Nilo Peçanha, atualmente a Rede Federal é formada por 643 unidades de ensino, sendo que 589 são dos institutos federais, além de um milhão de estudantes matriculados e cerca de 80 mil servidores, entre professores e técnicos-administrativos.


Por Coordenadoria de Jornalismo, com informações da Assessoria de Comunicação do Conif

 

 

banner estude no ifsc 180x80

icone docentes horarios atividades

portal aluno

assistencia estudantil

intercambio

 

   banner-encceja-180px

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.