Home Notícias Palestra sobre Identidades Sociais marca início das atividades do Comitê Local de Educação em Direitos Humanos

Palestra sobre Identidades Sociais marca início das atividades do Comitê Local de Educação em Direitos Humanos PDF Imprimir E-mail
Sex, 11 de Maio de 2018 18:25

Quem é você? Se tivesse apenas dez segundos para pensar, qual seria a sua resposta? Foi assim que o professor Thiago de Oliveira Simões iniciou a palestra sobre Identidades Sociais, na tarde desta quinta-feira, no Câmpus Joinville, na primeira atividade de formação organizada pelo Comitê Local de Educação em Direitos Humanos. A provocação teve como objetivo levar os participantes a refletirem sobre a própria identidade e os papéis que representam na sociedade. Saber que é difícil definir "quem sou eu" ajuda a entender o quanto pode ser complicado conceituar "quem é o outro".

"As formas de ser e agir no mundo são múltiplas, fluídas, fragmentadas, complexas e, até mesmo, contraditórias", afirma Thiago, explicando que as identidades são construções sócio-históricas e que dependem do grupo em que estão inseridas. "É um conceito que atravessa diferentes áreas, tais como antropologia, linguística e psicologia", explica. Raça, etnia, gênero e sexualidade são exemplos de grupos, assim como religião, família, profissão e nacionalidade, entre outros.

Professor de inglês no Câmpus Joinville, Thiago trabalha com o tema desde a faculdade. Fez pesquisa de iniciação científica e mestrado sobre discurso e relações raciais no Brasil e iniciou doutorado sobre discurso e gênero. "É um conceito que está em movimento no mundo e na escola e precisa ser entendido pela comunidade escolar", destaca.

Para Thiago, o contexto de opressão, dominação e discriminação – especialmente contra mulheres, negros e LGBT+; as crenças baseadas em binarismo e dicotomias (branco x negro; hétero x homo; homem x mulher); e os estereótipos ainda muito presentes no senso comum, como o de que existe uma maneira certa de ser, fundamentam a necessidade de debates constantes e o fortalecimento dos movimentos sociais, como os feministas, LGBT+ e de negros.

Movimento negro

No próximo domingo, 13 de maio, completam-se 130 anos da assinatura da Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil. A data não é comemorada pelos movimentos negros, que lembram que a abolição formal não impediu que os negros continuassem excluídos do processo social.

Neste sentido, professor Thiago trouxe pesquisas que mostram o quanto os negros ainda são vítimas de estereótipos, preconceito e discriminação, o que justifica a luta dos movimentos por condições iguais de acesso à educação, mercado de trabalho e salários. "A resistência vem desde o período escravagista no Brasil e vai se fortalecendo ao longo da história. Com o fim do Estado Novo, em 1945, pequenos movimentos começam a se organizar e ampliar a luta", explica.

De acordo com o professor, a lei de cotas raciais é uma das conquistas mais recentes dos movimentos. "É uma política conquistada com muita luta por pessoas que sofreram e ainda sofrem por opressão e dominação", defende.

Para ele, a ideia de que as cotas apenas aumentariam o racismo é uma falácia e, junto com outras "opiniões" amplamente difundidas nas redes sociais, só faz aumentar o discurso de ódio contra negros, mulheres e LGBT+. "O que caracteriza preconceito e discriminação não é opinião. É discurso de ódio. Um discurso que mata, humilha e subjuga outras pessoas."

Como exemplo, ele lembrou os casos recentes de homicídios, ocorridos no Rio de Janeiro, da estudante Matheusa Passarelli, de 21 anos, negra, transexual não-binária, influenciadora digital e ativista de identidade de gênero nas redes sociais e da vereadora Marielle Franco, mulher, negra, bissexual, ativista racial, militante pelos direitos humanos e feminista.

Diretos Humanos

Trabalhar o conhecimento como forma de empoderamento é um dos objetivos do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos – acordo de cooperação celebrado entre o Ministério da Justiça e Cidadania e o Ministério da Educação (MEC) e do qual o IFSC faz parte.

De acordo com o documento, há a necessidade de que a inserção da Educação em Direitos Humanos nas instituições de ensino seja feita de forma transversal e interdisciplinar em todas as esferas institucionais, abrangendo o ensino, a pesquisa, a extensão, a gestão e a convivência universitária e comunitária.

Ao aderir ao Pacto, o IFSC se comprometeu em promover ações que contribuam para a promoção da igualdade de oportunidades e da equidade, na efetivação da democracia, do desenvolvimento e da justiça social, e na consolidação de uma cultura de paz e não violência.

Entre as metas a serem contempladas, destaque para o enfrentamento aos estereótipos de gênero, étnico-racial, religião, origem, idade, situação social, econômica e cultural, orientação sexual e identidade de gênero (LGBT+); combate à discriminação e à intolerância com grupos em situação de vulnerabilidade, a exemplo de pessoas com deficiência, transtornos e altas habilidades (superdotação), pessoas idosas, população em situação de rua, povos indígenas, quilombolas, ciganos, população ribeirinha, varzanteiros, pescadores, povos e comunidades tradicionais de matrizes africanas, população em privação de liberdade, migrantes e refugiados, dentre outros; e promoção do respeito à diferença e à diversidade.

Por Liane Dani | Jornalista do IFSC