Home Notícias Programação da Semana de Enfermagem discute os desafios para implementação do direito à saúde

Programação da Semana de Enfermagem discute os desafios para implementação do direito à saúde PDF Imprimir E-mail
Ter, 15 de Maio de 2018 15:00

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, reconheceu a saúde como direito inalienável de todas as pessoas. Atingir este objetivo é ainda um desafio distante de ser concretizado. Por isto, a 25ª Semana de Enfermagem do Câmpus Joinville terá o tema "Saúde: um direito humano" como diretriz para a programação deste ano, que acontece nessa quinta-feira (17), envolvendo palestras e debates com profissionais da área.

O tema central e os desafios atuais do sistema de saúde brasileiro serão abordados na palestra de abertura do evento, que marca também os 25 anos de funcionamento do curso em Joinville. A missão será das professoras do IFSC e enfermeiras Kristiane Duque, doutoranda em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e Luciana Maria Mazon, doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

À tarde, o tema volta a ser debatido nas palestras sobre "Condutas assistenciais no suporte básico de vida", com o enfermeiro Gustavo Luiz Zeferino, do Sistema de Ensino e Treinamento em Emergência (Setem), e "Boas práticas em saúde e a ética do cuidado em Enfermagem", com a professora do IFSC e enfermeira Josiane Siewert, doutoranda em Enfermagem pela UFSC.

A programação alusiva à Semana de Enfermagem no Câmpus Joinville terá ainda quatro oficinas de autocuidados, de artesanato, automaquiagem, boas práticas nutricionais e noções de massoterapia em Quick Massage.

As palestras e oficinas estão com inscrições abertas para alunos, servidores e profissionais e devem ser feitas no Laboratório de Enfermagem do Câmpus Joinville, fone (47) 3431-5621.

8h | Cerimônia de Abertura

8h30 às 10h | Palestra A saúde um direito humano: os desafios atuais do sistema de saúde brasileiro
Palestrantes: Kristiane Duque (doutoranda em Saúde – UFJF) e Luciana Maria Mazon (doutoranda em Saúde Coletiva – UFSC)

10h às 10h15 | Intervalo