• Facebook Page: joinvilleifsc
  • Twitter: ifscjoinville

Guia de Cursos

acesso portal guia cursos

perguntas frequentes

fale conosco

ouvidoria

acesso informacao

Home Notícias Estudantes do Câmpus Joinville são premiados em concursos literários

 

 

 

Estudantes do Câmpus Joinville são premiados em concursos literários PDF Imprimir E-mail
Qua, 11 de Julho de 2018 19:36

Mais que um espaço para divulgação de escritores e suas obras, a Feira do Livro de Joinville é um ambiente fértil para a valorização dos leitores e incentivo ao surgimento de novos autores. Na edição deste ano, realizada entre 8 e 17 de junho, três estudantes do Câmpus Joinville foram contemplados em concursos literários: Sara Mirele Schapitz, em segundo lugar, e Vinicius Alexandre Klug Mello, com menção honrosa, foram premiados no II Concurso Literário Carlos Adauto Vieira, na categoria Contistas – Ensino Médio, e Eduarda Fachini ficou em segundo lugar no Concurso Leitores de Joinville, categoria Ensino Médio.


Sara e Vinicius fazem o técnico integrado em Eletroeletrônica e participam do projeto Oficina de Escrita justamente para exercitarem o lado escritor. Leitores assíduos, eles já esboçam os primeiros livros. "Não consigo imaginar a vida sem literatura", afirma Sara, que trouxe a notícia do concurso para o grupo e incentivou o amigo a participar também.


"É muito legal poder exercitar a escrita. E participar do concurso foi uma forma de ter uma avaliação de outras pessoas sobre meus textos, ter noção de como minha escrita é recebida", conta Sara, que participou do concurso com o conto "Memória de alguém sem memórias". Apesar do talento, ela não se vê como escritora profissional. "Prefiro outras áreas da arte", afirma.


Já Vinicius é empolgado com a carreira de escritor. "Há uma possibilidade bem forte de fazer algo envolvendo literatura", comenta. Sua primeira "obra" foi a versão escrita de um desenho, numa narrativa ficcional conhecida como "fanfic", em que se faz a apropriação de personagens e enredos provenientes de produtos midiáticos. A partir das oficinas, Vinicius já excursiona por outros tipos de textos. No concurso, ele participou com o conto "Precisamos Conversar...".


Estudante do técnico integrado em Mecânica, Eduarda Fachini escolheu o livro "Na minha pele", de Lázaro Ramos, para participar do concurso Leitores de Joinville. Depois de ler o livro que trata de temas como ações afirmativas, gênero, família, empoderamento, afetividade e discriminação, Eduarda fez uma redação baseada na obra. "Adorei o livro. Do jeito que narra as histórias, parece que o autor está conversando com a gente", conta Eduarda, que adorou conhecer a versão escritor do ator Lázaro Ramos.


No ano passado, a estudante já havia participado do concurso, mas não obteve colocação. Neste ano, decidiu participar novamente e conseguiu a segunda colocação. "Consegui preparar melhor o texto e o tema do livro também ajudou a interpretação", explica. Leitora assídua, Eduarda conta que, ao final de cada livro, sempre faz um resumo mental e uma análise crítica da obra. "Ler me ajuda nos estudos", declara. Agora, o próximo passo é se afirmar nas próprias criações. "Já tenho ideias de histórias, mas ainda não pus no papel", comenta Eduarda.


Oficina de Escrita


Para os estudantes interessados em participar da Oficina de Escrita, o coordenador do projeto e assistente de alunos, Rafael Seiz Paim, explica que as atividades retomam no segundo semestre e que novos integrantes são sempre bem-vindos. A oficina acontece todas as terças-feiras, das 17h40 às 18h30, e é aberta a todos os interessados.


Confira os textos premiados na Feira do Livro de Joinville:


Memória de alguém sem memórias
Autora: Sara Mirele Schapitz
Professor Orientador: Samuel Kühn
Categoria: Conto – Ensino Médio
Concurso Literário Carlos Adauto Vieira


Precisamos Conversar...
Autor: Vinicius Alexandre Klug Mello
Professor Orientador: Samuel Kühn
Categoria: Conto – Ensino Médio
Concurso Literário Carlos Adauto Vieira


Na minha pele – livro de Lázaro Ramos
Autora: Eduarda Fachini
Professora Orientadora: Maria Aparecida Schmitz Borges
Categoria: Redação – Ensino Médio
Concurso Leitores de Joinville


Por Liane Dani | Jornalista do IFSC

 

 

banner estude no ifsc 180x80

icone docentes horarios atividades

portal aluno

assistencia estudantil

intercambio

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.