Home Notícias Câmpus Joinville estreia projeto de cinedebate nessa sexta

Câmpus Joinville estreia projeto de cinedebate nessa sexta PDF Imprimir E-mail
Qui, 09 de Agosto de 2018 12:04

O cinema como instrumento de aprendizagem fora da sala de aula e interação cultural. Esta é a proposta do projeto Cine Integrar-te, que tem início nessa sexta-feira (10), no Câmpus Joinville. O filme escolhido para a estreia é "As vantagens de ser invisível" e marca a comemoração do Dia do Estudante, 11 de agosto. A produção aborda temas como timidez, depressão, adolescência, adaptação à nova escola e amizade. A exibição será às 13h30, no Auditório do Bloco 3, e aberta à comunidade.

Após a projeção do filme, será realizado debate com a participação de mediadores, que terão a função de estimular a reflexão entre os participantes da sessão. "A intenção é incentivar a formação crítica e apreciativa dos participantes", explica a coordenadora do projeto e professora de história, Maria Gisele Peres.

O Cine Integrar-te prevê a exibição de dois filmes por mês, em horários e locais alternados, no IFSC e na Escola de Educação Básica Tufi Dippe, no Bairro Iririú. A exibição dos filmes será gratuita e aberta à comunidade em geral, com prévia divulgação de sua sinopse. O único pré-requisito para a participação será a classificação indicativa dos filmes. No caso do filme de estreia, a idade mínima é 14 anos.

"O projeto é uma forma de estimular a ampliação do conhecimento e a melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes, levando-os a aprofundar as reflexões sobre o contexto social em que vivem", explica professora Gisele.

Para o cinedebate, serão selecionadas produções que, além de divertir, permitam a reflexão sobre temas do cotidiano que causam inquietações, como diversidade, gênero, etnia, drogas, trabalho, ética, ciência, tecnologia, desenvolvimento sustentável, consumo consciente, família, educação, justiça social e democracia. "São temas que se colocam a todo momento em nosso viver e que também estão presentes na sala de aula", justifica.

Sobre o filme

As Vantagens de Ser Invisível
2012 ‧ Comédia dramática/Drama ‧ 1h 45m
Direção: Stephen Chbosky
Classificação: 14 anos
Sinopse: um jovem tímido se esconde em seu próprio mundo até conhecer dois irmãos que o ajudam a viver novas experiências. Embora esteja feliz nessa nova fase, ele não esquece as tristezas do passado, que têm origem em uma chocante revelação.
Exibição: 10 de agosto, 13h30, no Auditório do Bloco 3 do Câmpus Joinville do IFSC
Mediação: professora Maria Gisele Peres

Por Liane Dani | Jornalista do IFSC