• Facebook Page: joinvilleifsc
  • Twitter: ifscjoinville

Guia de Cursos

acesso portal guia cursos

perguntas frequentes

fale conosco

ouvidoria

acesso informacao

Home Notícias Dia Mundial da Alfabetização: uma data que não deve ficar em branco

 

 

 

Dia Mundial da Alfabetização: uma data que não deve ficar em branco PDF Imprimir E-mail
Seg, 10 de Setembro de 2018 15:17

Neste sábado, 8 de setembro, comemorou-se o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1967. Após 51 anos, 7,2% dos brasileiros – o que representa 11,5 milhões, com idade de 15 anos ou mais, ainda não saber ler ou escrever. Esses números, referentes a 2016, integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em maio passado. Em nível mundial, os dados são ainda mais alarmantes: segundo a ONU, 781 milhões de adultos não sabem ler, escrever ou contar e cerca de 250 milhões de crianças são consideradas analfabetas funcionais, isto é, passaram pela escola, mas não conseguem compreender aquilo que leem.


A alfabetização é um dos elementos responsáveis pelo desenvolvimento de um país. Ela interfere de maneira incisiva na vida das pessoas, uma vez que saber ler e escrever é essencial para o empoderamento e autoestima do cidadão.


Exemplo disso é a Albertina. Albertina só conseguiu escrever o próprio nome aos 16 anos. Hoje é técnica em Enfermagem de um grande hospital. Foi um longo caminho de perseverança para deixar o analfabetismo no passado e conquistar seus sonhos. E o IFSC fez parte dessa trajetória. Clique no vídeo acima, à esquerda, e confira o depoimento de Albertina em produção da IFSCTV.


Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

 

 

banner estude no ifsc 180x80

icone docentes horarios atividades

portal aluno

assistencia estudantil

intercambio

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.