PDI

Home Notícias Dia Mundial da Alfabetização: uma data que não deve ficar em branco

Dia Mundial da Alfabetização: uma data que não deve ficar em branco PDF Imprimir E-mail
Seg, 10 de Setembro de 2018 15:17

Neste sábado, 8 de setembro, comemorou-se o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1967. Após 51 anos, 7,2% dos brasileiros – o que representa 11,5 milhões, com idade de 15 anos ou mais, ainda não saber ler ou escrever. Esses números, referentes a 2016, integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em maio passado. Em nível mundial, os dados são ainda mais alarmantes: segundo a ONU, 781 milhões de adultos não sabem ler, escrever ou contar e cerca de 250 milhões de crianças são consideradas analfabetas funcionais, isto é, passaram pela escola, mas não conseguem compreender aquilo que leem.

A alfabetização é um dos elementos responsáveis pelo desenvolvimento de um país. Ela interfere de maneira incisiva na vida das pessoas, uma vez que saber ler e escrever é essencial para o empoderamento e autoestima do cidadão.

Exemplo disso é a Albertina. Albertina só conseguiu escrever o próprio nome aos 16 anos. Hoje é técnica em Enfermagem de um grande hospital. Foi um longo caminho de perseverança para deixar o analfabetismo no passado e conquistar seus sonhos. E o IFSC fez parte dessa trajetória. Clique no vídeo acima, à esquerda, e confira o depoimento de Albertina em produção da IFSCTV.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

banner-REQUERIMENTOS-180PX