• Facebook Page: joinvilleifsc
  • Twitter: ifscjoinville

Guia de Cursos

acesso portal guia cursos

perguntas frequentes

fale conosco

ouvidoria

acesso informacao

Home Notícias Enem será realizado neste domingo

 

 

 

Enem será realizado neste domingo PDF Imprimir E-mail
Qua, 31 de Outubro de 2018 11:03

Neste domingo (4), será o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cerca de 5,5 milhões de estudantes farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e de Ciências Humanas e suas Tecnologias. A duração da prova é de 5h30.


Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e seu fechamento será às 13h pelo horário de Brasília. É importante ficar ainda mais atento ao horário em função da entrada em vigor do horário brasileiro de verão.


Cartão de confirmação


O cartão de confirmação da inscrição já está disponível para os candidatos conferirem pela página do participante ou pelo aplicativo do Enem 2018, disponível gratuitamente nas plataformas digitais da Apple Store e do Google Play. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição.


O documento informa o número de inscrição; o local de prova, com endereço e número da sala; as datas e os horários do exame; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos ou especializados e recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados.


Preparação para a prova


Na última semana antes da primeira prova do Enem 2018, o Hora do Enem, programa transmitido pela TV Escola, dedica todas as edições às revisões de conteúdo de língua portuguesa, ciências humanas, línguas estrangeiras e redação. Além da resolução de questões, os professores convidados comentam as principais tendências e apostas para o exame.


Acesse o conteúdo gratuito aqui.


No dia da prova


Não é obrigatório levar o cartão de confirmação impresso no dia das provas, apenas caneta esferográfica de tubo transparente e documento oficial com foto (documentos digitais não serão aceitos). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entretanto, orienta que o participante imprima e leve o cartão de confirmação, assim como sugere que todos façam o trajeto antes do dia do exame, para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar ao local de prova, evitando atrasos no dia da aplicação.


Se você vai fazer a prova, clique aqui para conferir mais dicas para o exame.


Cronograma


O segundo dia do Enem será em 11 de novembro, com a realização das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas tecnologias.


De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o gabaritos das provas será divulgado em 14 de novembro e os resultados do Enem 2018 serão publicados em 17 de janeiro de 2019.


Use o Enem para estudar no IFSC


Para quem quer fazer um curso de graduação no IFSC, a seleção é feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que considera a nota do Enem. Até o final do ano, um edital será divulgado pelo Departamento de Ingresso do IFSC (Deing) com as vagas dos cursos de graduação disponíveis para o processo seletivo de 2019.1.


Os candidatos interessados em iniciar uma graduação no IFSC no primeiro semestre do próximo ano, deverão escolher um dos nossos cursos pelo Sisu. O período de inscrições do Sisu ainda não foi divulgado pelo MEC.


Se quiser receber um lembrete avisando do início das inscrições, deixe seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse.


Dúvidas


Para mais informações sobre o Enem, acesse a página oficial do exame ou ligue para 0800-616161.


Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC com informações do MEC e do Inep

 

 

banner estude no ifsc 180x80

icone docentes horarios atividades

portal aluno

assistencia estudantil

intercambio

 

   banner-encceja-180px

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.