PDI

Home Notícias Chega a mil o número de requerimentos de certificados de conclusão do ensino médio pelo Encceja

Chega a mil o número de requerimentos de certificados de conclusão do ensino médio pelo Encceja PDF Imprimir E-mail
Qui, 06 de Dezembro de 2018 17:29

Quando Tiago José da Silva chegou à Secretaria Acadêmica do Câmpus Joinville, no início da tarde desta quinta-feira (6), não sabia que estava sendo aguardado. Ele fez o requerimento de número mil, deste ano, no processo de certificação de conclusão do ensino médio pelo Exame Certificador do Ensino Fundamental e Médio (Encceja). O IFSC é credenciado como uma das unidades certificadoras do Encceja para o ensino médio.

Tiago, que trabalha com manutenção de piscinas, aproveitou o horário de intervalo para vir ao IFSC e ficou surpreso com as boas-vindas. Aos 32 anos, ele conta que resolveu fazer o Encceja para obter a certificação e conseguir um salário melhor. "Quero mudar de rumo e fazer faculdade", planeja Tiago, que diz ter interesse pela área de gestão de recursos humanos.

Se você também realizou a prova do Encceja e obteve nota de no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e no mínimo cinco pontos na redação, pode procurar o Registro Acadêmico do câmpus do IFSC indicado na sua inscrição para obter o certificado. Os documentos necessários são carteira de identidade, CPF e o extrato de desempenho do Encceja, que você pode obter diretamente no site do exame.

Caso você não tenha obtido a nota mínima em algumas áreas do conhecimento, pode gerar sua Declaração Parcial de Proficiência e obter a Certificação Parcial. Na próxima edição do Encceja, pode fazer a prova apenas para as matérias em que ainda não foi aprovado.

Para o Câmpus Joinville, o pedido também pode ser feito pela internet. Clique aqui para ver as orientações.

Saiba mais: o que é o Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada. Antes, a certificação para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) era feita por meio de provas realizadas pelas secretarias municipais ou estaduais de educação, outra opção para obtenção do certificado.

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

O Exame tem quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior, para brasileiros residentes no e Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Tire suas dúvidas sobre o Encceja no Perguntas Frequentes.

Por Liane Dani | Jornalista do IFSC e Coordenadoria de Jornalismo do IFSC, com informações do Inep.

banner-REQUERIMENTOS-180PX