• Facebook Page: joinvilleifsc
  • Twitter: ifscjoinville

Guia de Cursos

acesso portal guia cursos

perguntas frequentes

fale conosco

ouvidoria

acesso informacao

  PDI

Home Notícias IFSC implanta Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios

 

 

 

IFSC implanta Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios PDF Imprimir E-mail
Seg, 28 de Janeiro de 2019 08:11

O que fazer quando um evento inesperado põe em risco a segurança de dados ou a continuidade do trabalho de uma instituição? Desastres naturais, falta de energia elétrica, entre outros acontecimentos podem pôr em risco os serviços oferecidos. Para que isso não aconteça, o IFSC criou o seu Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios (SGCN), um conjunto de normas e estratégias para garantir a continuidade de serviços essenciais.


Em dezembro de 2018, foi publicado, no site do IFSC, o documento "Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios de Tecnologia da Informação e Comunicação (SGCN – TIC)", que contém todas as normas e orientações sobre como agir em caso de interrupção de serviços de TI, bem como garantir a segurança dos dados.


O documento é ainda dividido em quatro planos menores, que são o Plano de Contingência, o Plano de Continuidade Operacional, o Plano de Recuperação de Desastres e o Plano de Administração de Crises. Cada um deles prevê as condições de ativação do plano, responsabilidades, ações, entre outros, a serem realizados em casos de desastre.


Segundo o coordenador de Governança de TIC, Farleir Minozzo, o IFSC é um dos primeiros IFs a implantar esse sistema, uma exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) para os órgãos públicos. Para isso, a equipe de Tecnologia de Informação e Comunicação do IFSC passou por diversos treinamentos.


No final do ano passado, a equipe de TIC da Reitoria visitou as Coordenadorias de TIC de todos os câmpus. "Encerramos um ciclo de visitas às CTICs dos câmpus em quatro regiões, com o objetivo de alinhar estratégias para elaboração do PDTI e também apresentar algumas iniciativas da Coordenação de Governança de TI implantada este ano", destaca Farleir. A apresentação do SGCN – TIC também fez parte da pauta dos encontros.


Além disso, na passagem por Chapecó, a equipe visitou a UnoChapecó e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para conhecer iniciativas de software, hardware e data center.


Por Carla Algeri | Jornalista do IFSC

 

 

banner estude no ifsc 180x80

icone docentes horarios atividades

portal aluno

assistencia estudantil

intercambio

   banner-REQUERIMENTOS-180PX

 

   banner-encceja-180px

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.