• Facebook Page: joinvilleifsc
  • Twitter: ifscjoinville

Guia de Cursos

acesso portal guia cursos

perguntas frequentes

fale conosco

ouvidoria

acesso informacao

  PDI

Home Notícias Dia da Mulher: palestras nessa 5ª debatem inserção feminina nos cursos profissionalizantes e combate à violência

 

 

 

Dia da Mulher: palestras nessa 5ª debatem inserção feminina nos cursos profissionalizantes e combate à violência PDF Imprimir E-mail
Qua, 13 de Março de 2019 17:43

A programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, lembrado em 8 de março, tem sequência nessa quinta-feira (14) no Câmpus Joinville, com a realização de duas palestras: "A inserção feminina em cursos de educação profissional", às 15h40, com a pedagoga Fernanda Greschechen, e "Diálogos sobre os mecanismos de combate à violência contra a mulher", às 18:45, com as advogadas Ana Paula Nunes Chaves e Júlia Melim Borges Eleutério.


Na palestra da tarde, Fernanda, que é pedagoga do Câmpus Joinville, vai abordar as implicações de gênero na construção da profissionalização de mulheres em cursos técnicos a partir de depoimentos femininos, com base em sua pesquisa para a dissertação de mestrado. Entre outros, o trabalho teve como objetivos compreender os motivos e o movimento de escolha profissional realizado pelas estudantes entrevistadas; identificar a influência do ideário social construído em torno da imagem feminina nas relações estabelecidas no ambiente escolar; e perceber as interlocuções entre os movimentos sociais, especialmente os feministas, na superação de possíveis desigualdades de gêneros vivenciadas.


Já a palestra da noite vai abordar a violência contra a mulher, com foco nos mecanismos de combate. Ana Paula Nunes Chaves é advogada, ativista feminista e militante do movimento negro, conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Joinville e presidente da União Brasileira de Mulheres – Núcleo Joinville. Júlia Melim Borges Eleutério é advogada, mestra e professora de Direito, membra do Instituto em Defesa da Igualdade de Gênero, conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Joinville, membra da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da OAB/SC e conselheira do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (CEDIM).


Organizada pelo Comitê Local do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos do Câmpus Joinville, as palestras acontecem no auditório e são aberta à comunidade.


A programação alusiva ao Dia da Mulher no Câmpus Joinville teve início no dia 8 de março, com uma sessão especial de cinema para exibição do documentário Chega de Fiu Fiu e debate sobre assédio sexual em locais públicos.


Por Liane Dani | Jornalista do IFSC

 

 

banner estude no ifsc 180x80

icone docentes horarios atividades

portal aluno

assistencia estudantil

intercambio

   banner-REQUERIMENTOS-180PX

 

   banner-encceja-180px

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.