PDI

Home Notícias Biblioteca realiza palestra com autor do livro "a.C. …Antes da Carolina, d.C.…Depois da Carolina"

Biblioteca realiza palestra com autor do livro "a.C. …Antes da Carolina, d.C.…Depois da Carolina" PDF Imprimir E-mail
Seg, 15 de Abril de 2019 19:07

O dia 23 de abril é uma data importante para a literatura mundial: é o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais. No Câmpus Joinville, a celebração que busca promover o prazer pelos livros e pela leitura vai ganhar uma comemoração especial. A Biblioteca realiza nesse dia, às 19h, uma palestra com o arquiteto e escritor Mário Cezar da Silveira, autor do livro "a.C. ...Antes da Carolina, d.C....Depois da Carolina". O evento acontece no auditório e é aberto a estudantes, servidores e comunidade externa.

No livro, Mário Cezar narra como foi a sua mudança em relação ao trabalho e ao modo de vida após o nascimento da filha Carolina, portadora de paralisia cerebral. "Quando minha filha nasceu, eu me deparei uma triste dicotomia. Minha filha não poderia estar nos lugares que eu planejava, porque eles não eram adequados às necessidades das pessoas com deficiência. Isso foi um grande choque para mim, e foi então que comecei a compreender a causa e lutar pela acessibilidade", explica.

Para ele, as barreiras existem porque a sociedade projeta espaços, objetos e atividades para quem atende a um padrão. "O que precisamos entender é que nós nascemos e morremos fora desse padrão. Precisamos nos dar conta de que ter pernas ou ser surdo é uma característica humana, assim como ter olhos azuis ou ser alto. As pessoas não estão no padrão e precisamos levar essa constatação para a sociedade", destaca.

Sobre a data

A cada ano, em 23 de abril, celebrações acontecem em todo o mundo para reconhecer o poder mágico dos livros, um elo entre o passado e o futuro, uma ponte entre gerações e que perpassa as culturas. A data em que vários autores proeminentes morreram, como William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, foi uma escolha natural para a Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), realizada em Paris em 1995.

Segundo a Unesco, os livros são "a mais bela invenção para compartilhar ideias além das limitações humanas de espaço e tempo, bem como a força mais poderosas para a erradicação da pobreza e para a construção da paz".

Por Liane Dani | Jornalista

banner-REQUERIMENTOS-180PX