PDI

Home Notícias Últimos dias para participar da Olimpíada Brasileira de Robótica

Últimos dias para participar da Olimpíada Brasileira de Robótica PDF Imprimir E-mail
Ter, 14 de Maio de 2019 14:08

Estão abertas até sexta-feira (17), as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2019, que tem como objetivo estimular os jovens a ingressarem em carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos para C&T, promover debates sobre o processo de ensino-aprendizagem brasileiro, além de disseminar e incentivar a robótica pelo Brasil.

Podem participar estudantes de escolas públicas ou privadas, em todo o território nacional, desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio ou Técnico. As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas por um professor responsável que incluirá no sistema online as informações de cada aluno inscrito.

A OBR possui duas modalidades: prática e teórica, voltadas tanto ao público que nunca teve contato com robótica quanto ao já iniciado na área. A Olimpíada promove competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil. Os estudantes podem participar de apenas uma ou das duas modalidades. No Câmpus Joinville, o professor de física, Fernando Guesser, é o responsável pela aplicação da modalidade teórica e pelo grupo de estudos e o professor Rafael Faust orienta a equipe prática.

Para participar da modalidade teórica, o professor deve fazer a inscrição dos estudantes no Sistema Olimpo e indicar o nível conforme o ano escolar em que o aluno se encontra. No dia 7 de junho, todos os participantes vão fazer a prova em suas próprias escolas.

Na modalidade prática, uma equipe de até quatro estudantes deve construir um robô, que seja capaz de realizar um desafio de resgate. As equipes inscritas vão competir em etapas regionais que devem acontecer entre junho e setembro. As equipes vencedoras podem passar às etapas estadual, nacional e chegar até a etapa internacional na Robocup.

Todas as informações e as instruções para inscrições estão disponíveis no site da OBR e no Facebook.

Por Coordenadoria de Jornalismo

banner-REQUERIMENTOS-180PX