PDI

Home Notícias Cerca de 1,7 mil candidatos participam do Exame de Classificação

Cerca de 1,7 mil candidatos participam do Exame de Classificação PDF Imprimir E-mail
Dom, 09 de Junho de 2019 18:11

20190609 133133O domingo foi de prova para cerca de 1,7 mil candidatos que disputam 494 vagas no Ensino Médio Técnico do IFSC. As provas foram realizadas nas cidades de Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville e São José. O índice geral de abstenção no exame de classificação desta tarde foi de 17,3%.

O local com maior índice de abstenção foi Gaspar, com 19,4%, seguido de Florianópolis (18,4%) e São José (18,4%). Clique aqui para ver os índices de abstenção de todos os locais de prova.

A prova começou às 14h e tem três horas de duração. Os candidatos tiveram que responder a 20 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Matemática e 10 de Língua Portuguesa.

Em busca de uma vaga no IFSC

Após 1h30 de prova, os candidatos puderam deixar as salas. O estudante Fábio Fischer, de 14 anos, foi um dos primeiros a sair do Câmpus Florianópolis. Aluno de uma escola municipal do Ribeirão da Ilha, soube do IFSC por professores da escola. Apesar de ter achado o exame difícil, ele sonha em fazer o curso técnico integrado em Eletrônica. "Pretendo trabalhar com isso", contou.

A jovem Isabela de Lima Eidam, também de 14 anos, fez o exame como um teste já que ainda não concluiu o Ensino Fundamental. Ela sonha em conquistar uma vaga para o curso técnico em Química em 2020 e achou a prova razoável pelo o que estudou e tem conhecimento até o momento. "Meus pais sempre quiseram que eu estudasse aqui e o IFSC é muito bom", afirmou. Foi neste ano que ela se encantou por Química, o que a fez já escolher este curso no processo. Quando começou a ler sobre o curso técnico integrado em Química do IFSC, aí ela não teve dúvidas. "Só fiquei pensando que é aqui que quero estudar", comenta.

Torcida tradicional

Como já é tradicional nos exames de classificação, enquanto os candidatos estavam em sala resolvendo a prova, muitos pais, familiares e amigos aguardavam do lado de fora dos câmpus. Aos 42 anos, Marcineide Souza Thomaz Tavares veio passar tranquilidade para o casal de filhos gêmeos – Wictor e Wictória -, que tentam uma vaga no curso técnico em Eletrotécnica. "Incentivei bastante que eles fizessem o exame, porque acho que, por ser um curso técnico, isso pode ajudar muito no mercado de trabalho", explica.

Marcineide tem em sua história de vida o exemplo que os filhos precisam para se motivarem a estudar. Só depois de criá-los, em 2013, é que ela foi fazer faculdade. Conseguiu ingressar num curso de Contabilidade por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e depois já fez uma pós-graduação. Seu marido também cursou Administração depois dela, ingressando pelo Enem, e agora faz uma especialização. Pela experiência da família, ela tentou passar calma para os filhos. "Não quis passar a pressão de que eles têm que passar agora, porque se não der agora, tenta depois", disse.

Luana Laurenir dos Santos Brasil também aguardava a filha Iris sair da prova no Câmpus Florianópolis. A jovem tenta uma vaga no curso técnico em Química. Para Luana, além do fato de o IFSC ser gratuito, a qualidade dos cursos é outro fator que a faz torcer para que a filho passe no exame. " O nível de ensino é muito bom", conta Luana que tem um sobrinho que já estuda no IFSC.

Para ver mais fotos do Exame de Classificação 2019.1, acesse o álbum na nossa página no Facebook.

Gabarito

A divulgação do gabarito está prevista para as 21h deste domingo na página de Provas e Gabaritos.

Todas as informações do exame estão descritas Edital 01/DEING/2019-2: Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio - Exame de Classificação (Vários Câmpus). Dúvidas devem ser encaminhadas para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Por Marcela Lin | Jornalista

banner-REQUERIMENTOS-180PX